28 de maio de 2008

Sem-Teto, Sem-BNDES


Enquanto o dinheiro público é lavado em casas de prostituição, outros não "menos duros" não têm a mesma oportunidade de fazer dinheiro gozando do eleitor. Pelo contrário, muitos dos sem-nada (sem-teto, sem-Constituição, sem-direitos, sem-amor, sem-justiça, sem-roupa, sem-motivo-para-viver...), estão jogados pelas nossas cidades com a única esperança de que sua vida seja abreviada. Todos nós sabemos que tanto a União como o estado repassam recursos para a assistência social, como também o próprio município repassa verbas para entidades de assistência social; mas parece que esses recursos nunca chegam a quem mais precisa. Na minha opinião deveria mudar a sistemática desses repasses pois o problema nunca é resolvido. Em Praia Grande, na Vila Mirim, perto das colônias de férias, há mendigos por todo lado. Será que não existe dentro das Ciências Sociais alguma forma de transformar esse problema numa solução? Tem que haver um jeito de recuperar esses seres humanos. Enquanto alguns do meio da administração pública possuem Ferraris (no plural mesmo) aqui em Praia Grande, outros, estão ferrados.

26 de maio de 2008

Saída de Esgoto Restaurada


Dia 14/04/2008 publiquei uma reportagem sobre a esculhambação que se encontrava a saída de esgoto na Vila Mirim. Depois de meses desde o início do problema, a Prefeitura resolveu fazer o seu papel e restaurou o local em foco.


Não vou dizer nem parabéns e nem obrigado porque o que se esperaria de um administrador público é a resolução de problemas na velocidade que a situação exige, além do mais, não fez mais do que a sua obrigação com o dinheiro público.

Eu vou fazer o meu Editorial no próximo final de semana, mas eu gostaria de antecipar uma dica que eu gostaria de dar a todos aqueles que sairão a candidatos neste ano em Praia Grande. Filme e fotografe tudo o que encontrarem na cidade. Faça um arquivo. E depois, quando terminar o seu mandato, mostre à população o antes e o depois. As fotos desse blog estão disponíveis a todos aqueles que quiserem utilizá-la, bastando apenas citar a fonte, ou seja, esse blog.

21 de maio de 2008

Enfim, Roçaram a Grama

Fiquei muito triste com o episódio que ainda está ocorrendo na Vila Caiçara que mal consigo ficar feliz em mostrar que a Prefeitura cumpriu parte do seu dever de aparar a grama e o mato do calçadão.

Mas como promessa é dívida, vou relatar da mesma maneira que relatei sobre o problema. Mas como vocês vão ver, ainda não está nada resolvido...



Passando, Vila Mirim, bairro Vila Maracanã e parte da Vila Caiçara, pude testemunhar de que a prefeitura está fazendo (não fez, fazendo) a sua parte. Na primeira foto à esquerda vocês vão ver montinhos de grama e mato cortados. Eles são ensacados como pude ver. Não sei se fazem o que vou perguntar, mas fica como sugestão: essa grama cortada vai para o lixão ou é usada para criar adubo?


Outra coisa que fizeram no Maracanã foi podar os coqueiros. Há mais de 6 meses venho reclamando e finalmente alguém da administração se tocou.


Mas ainda falta muito. No Caiçara, até segunda-feira o problema estava por resolver. Quase fica impossível ver a minha bicicleta no meio do mato (e ela está levantada). Reparei num fato curioso que acontece depois chove. De repente cogumelos aparecem do nada.

17 de maio de 2008

Vila Caiçara, Um Inferno

Avenida Nossa Senhora de Fátima, Vila Caiçara. Esse é o endereço da desordem. Quarta-feira passada fiz algumas fotos, inclusive essa que você está vendo acima. Naquele dia já achei um absurdo o que estava acontecendo. A principal e maior avenida de Praia Grande de um jeito deplorável. As pessoas olhavam para todos os lados e não encontrava nada do Poder Público.

Pensando em dar uma segunda chance, esperei alguns dias e fui hoje no local fazer uma visita. Eu vou dizer que o que vi é o que penso do inferno.


Não é exagero meu. Na foto acima à esquerda, é por onde está saindo essa água. Pelo bueiro. Pelo bueiro sim. Por onde deveria captar a água, estava saindo!!! Portanto, o bueiro, como boa parte dos bueiros de Praia Grande, está entupido. A água entra por aí, e sai lá em baixo na Av. Castelo Branco onde está a foto à esquerda. Mas o problema não pára aí.

Tentei descobrir de onde essa água vinha. Perguntando para as pessoas que por ali andavam, descobri que o local fica um poco mais ao fundo dessa avenida. A segunda foto acima, à direita existe um cano que está jogando água direto num outro bueiro.


Na seqüência de fotos acima, você pode entender como essa água entra no bueiro. Abaixo outras conseqüências desse problema.


Essa água misturada com barro e areia transformou a a Av. Nossa Senhora de Fátima num chiqueiro.

Você acha isso terrível? Veja agora o que veio "agraciar" os contribuintes dessa rua que pagam um dos IPTU mais altos da Baixada Santista e comprove que o retorno desse imposto é pífio.


A Prefeitura poderia, através de seus procuradores, encontrar uma forma de defender a população de Praia Grande da SABESP, por exemplo. Será que a Prefeitura não poderia resolver o problema e cobrar da SABESP depois?


Sabe o que são essas bolinhas na água? Fezes! A Prefeitura está se limitando em isolar a área, mas o problema continua. Isso resolve? Claro que não! Isso não isola o mal cheiro, as baratas, os ratos, a ânsia de vômito de quem passa por lá, e tem mais, a nossa cidade tem o turismo como uma de suas fontes de renda e muita gente sobrevive do turismo. E eu pergunto: é esse o nosso "cartão de visitas"?

Em minha opinião, tudo o que mostrei hoje, para mim, é um vandalismo oficial. Não existe respeito pelo contribuinte desta cidade. E fica as minhas palavras que já viraram um bordão nesse blog: resolver os problemas acima aparecem na mídia? Se aparecesse, certamente o problema já estaria resolvido. Mas os políticos querem visibilidade, então eles fazem obras para chamar a atenção da imprensa. Se você acha o mesmo que eu, se você acha que a Prefeitura poderia acionar a SABESP, poderia tomar a frente de para promover o nosso bem-estar, não vote em nenhum dos políticos que estão aí. Do jeito que está, não dá!

16 de maio de 2008

A Verdade Restabelecida


Em menos de dois dias, pode ver lá na publicação do dia 13/05/2008, a verdade foi restabelecida. Essa foto foi tirada ontem. Eu sempre vi essa bandeira vermelha no local. Ali tem muitas saídas de esgotos. Até tentei imaginar que fosse pelo fato sazonal de ser baixa temporada, ou seja, menos turistas e por conseguinte menos sujeira. Definitivamente, não foi. Eu não tenho nenhum prazer em ficar denunciando isso, o que quero é que a bandeira verde esteja lá pela água estar realmente limpa. Na minha opinião, só vamos conseguir isso dizendo para todo mundo que aqui em Praia Grande temos problemas sim e precisam ser resolvidos. Nada de esconder nossas mazelas e mostrar só o que se entende o que é bom. Isso lembra o escândalo da parabólica na época do governo Fernando Henrique que teve um ministro que falou algo assim enquanto ele estava no ar e não sabia.

Outro Problema


Em Ocian, no Netuno, como vocês podem ver, também tem a bandeira vermelha de água poluída, mas está enrolada, recolhida, e segundo os aposentados que ficam naquele local passando o tempo, há muito tempo está assim e não sabem qual o motivo. Peço por gentileza, se alguém da CETESB puder corrigir o problema, nós agradecemos. Está certo que lá é um importante ponto turístico, mas na minha opinião, só conscientizando as pessoas é que vamos mudar alguma coisa aqui em nossa cidade.

15 de maio de 2008


Nessa foto, você encontra algum problema? Aparentemente, não. Está limpa. O mato recentemente foi cortado. Talvez a calçada fuja dos padrões normais, mas para uma cidade que tem como principal característica a incapacidade de se construir calçadas, isso está dentro da "normalidade". O fato é que essa praça, como todas de Praia Grande, não têm brinquedos para crianças. Recentemente A Tribuna de Santos fez uma reportagem sobre isso e a Prefeitura de Praia Grande alegou que houve um problema na licitação... Desde que mudei para cá, há 9 anos atrás, que o problema existe. Mas a Prefeitura não se deu por vencida, disse que havia as pistas de skate. Você vai pegar seu filho de 6 anos e colocar numa pista de skate? Tenha a santa paciência, Administração! Nossas praças são como cemitérios. Precisamos mais alegria em nossa cidade e essa alegria começa com a felicidade da geração que vem aí. Parece que dinheiro está saindo pelo ladrão (boca de lobo) mas não está chegando na população.

13 de maio de 2008

Qual foi o Milagre?


Com o Título: ELES NÃO DIZEM TUDO, publiquei a imagem da direita, a da bandeira vermelha em 01/04/2008. Esse local é onde está o famoso e noticiado condomínio que de costa para o sol você pode ver. Fica na Vila Mirim. Bandeira vermelha todo mundo sabe, representa água poluída. De repente, a bandeira fica verde. Qual foi o milagre? No meu entender, de vivência em Praia Grande, com o frio devido ao inverno que vem aí, os turistas somem e por conseguinte menos esgoto é jogado no mar. Mas eu não me iludo porque isso é a exceção, a regra é a contaminação.

Abaixo, um esgoto dos vários que existem no local e na outra foto, vocês podem ver a bandeira verde e, percebam a cor do mar.

11 de maio de 2008

Editorial

É com muito prazer que dou início a mais um editorial. Nesse domingo de dias das mães, certamente o maior presente que todas mães de Praia Grande gostariam de ter é uma cidade decente para se viver. Se cobrarmos as autoridades, um dia essa cidade decente existirá.

Quarta-feira passada aconteceu aquela gloriosa sessão na Câmara de Praia Grande. Gloriosa não por causa dos vereadores, mas por causa da participação popular. O maior jornal da nossa região, talvez de todo litoral paulista, reportou todo acontecido e com muitas fotos. Através do título "Pressão Popular", o repórter discorreu sobre tudo que aconteceu. Diz da participação da população que foi em massa para cobrar o prefeito sobre o escândalo do BNDES. Um grupo de pessoas foram de nariz palhaço. Os próprios servidores municipais, os da área da saúde estavam lá (no caso deles, cobrar aumento de salário que não acontece há dez anos).

Falando em ler jornal, na quinta-feira após a sessão da câmara, quando estava indo ao trabalho passei por frente de uma banca de jornais aqui na Tupi, quase em Ocian. O povo estava indo ao ponto de ônibus mas parava na banca de jornais que fica no caminho; e todo mundo querendo saber notícias do que aconteceu no dia anterior (e não era para saber do resultado do glorioso Corinthians)... Esse verdadeiro "desenho", com aquele céu azul e frio me fez lembrar uma passagem da música de Caetano Veloso chamada Alegria Alegria:

O sol nas bancas de revista
Me enche de alegria e preguiça
Quem lê tanta notícia
Eu vou...

Por entre fotos e nomes
Os olhos cheios de cores
O peito cheio de amores vãos
Eu vou
Por que não, por que não...

Gostaria de aproveitar este fato para quem sabe, na esperança de alguém da Tribuna estar lendo aqui para sugerir que essa empresa crie uma assinatura de seu jornal para ser lido exclusivamente em seu site e claro, que seja acessível a camada mais pobre. Sem gastar com energia para imprimir, com os custos de produção e com a distribuição, e também sem precisar dar uma margem para quem vende, o preço certamente poderia ser bem pequeno. Nas comunidades do Orkut das cidades da Baixada Santista eu percebo que as pessoas gostam de discutir notícias e estar a par do que acontece em sua cidade. O que falta é o produto ter preço compatível com a renda do possível assinante.

Como em outras vezes, é preciso também fazer uma autocrítica. Será que este Blog está sendo útil? Quem o lê desde o começo percebe que geralmente eu presto contas, como também logo no começo prometi que se a prefeitura fizesse a sua parte, eu colocaria aqui fotos dos feitos.

Ontem, sábado, estava eu andando com minha bicicleta na direção da Vila Caiçara quando percebi o barulho de motores cortando grama e quando cheguei no bairro Maracanã vi o pessoal da prefeitura roçando o mato. Como era bem cedo e estavam começando, eu resolvi não me exaltar e esperar. Terça-feira devo ir lá e registrar tudo. Semana passada também, estava voltado da Vila Sônia e percebi que a prefeitura estava passando o veneno, o carro fumacê, no canteiro da ciclovia, ou nas sarjetas (não sei se iriam passar no córrego que margeia a Expresso Sul também). Mas como fui testemunha e tive a oportunidade de tirar uma foto, segue a prova abaixo.


Acredito que essa semana também terei um grande prazer em mostrar aqui o que estão fazendo com o esgoto do lado do terreno baldio que mostrei na reportagem abaixo. Clique no link para ler:
Não é Culpa do Aquecimento Global
Já antecipo que estão reconstruindo o que o mar destruiu e certamente assim que estiver pronto eu mostrarei aqui.

Os meus mais sinceros cumprimento a todas mães desta cidade. Seja moradora ou que acredita na cidade e vem para cá para vir descansar. Que Deus as abençoe.

9 de maio de 2008

Plano Diretor - art. 4º

ART. 4º - São institutos tributários e financeiros de apoio à implementação do Plano Diretor e dos instrumentos previstos no artigo 3º:

I. O Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana - IPTU
II. A Contribuição de Melhoria;
III. Os incentivos e benefícios fiscais e financeiros.

Lá no art. 3º falei sobre a implementação. Vejam que os recursos para tal serão o IPTU que você paga e a Contribuição de Melhoria que você paga quando o governo municipal realiza alguma obra que vai valorizar o seu imóvel indiretamente. O inciso III é dúbio para mim. Que benefícios são esses? Se pensar na isenção de IPTU para alguns, eu não creio que benefícios isolados deveriam ser fonte de recursos para se implementar alguma coisa quando se fala em sentindo amplo.

8 de maio de 2008

É Você Quem Paga Por Tudo Isso

Prezado contribuinte. Você está satisfeito com o que a Prefeitura de Praia Grande lhe devolve em serviços como contra-partida aos impostos que você paga? Você prefere que a Prefeitura construa uma piscina coberta ou corrija as ruas e calçadas que você anda todos os dias? Esse é o problema que pouca gente entende. Tapar buraco sai na mídia? Mas pegar o dinheiro que você paga de IPTU, a receita da Prefeitura, para fazer uma piscina coberta, um sambódromo, um cartódromo, vão sair na imprensa. É isso que o político que almeja por exemplo o governo do estado quer que aconteça: aparecer na mídia.


Esse buracão está na Av. Castelo Branco, próximo do número 12.157. O buraco está tomando conta do calçadão ou o calçadão está afundando e está dando lugar a um buraco.

Acho que agora vão ter uma nova desculpa que vai ser a muleta do final de mandato: o BNDES paralisou as transferências por causa do escândalo. Mas o jornal A Tribuna já se adiantou demonstrando que não é para paralisar nada porque a prefeitura já recebeu 40 milhões e o dinheiro do BNDES tem destino certo, "ou pelo menos em tese...".

Abaixo seguem as secretarias da Prefeitura de Praia Grande. Muitas secretarias, você não acha? É você que paga por isso e eu também...

GP - GABINETE DO PREFEITO
SAJUR - SECRETARIA DE ASSUNTOS JURÍDICOS
SEAD - SECRETARIA DE ADMINISTRAÇÃO
SECULT - SECRETARIA DE CULTURA E EVENTOS
SEDUC - SECRETARIA DA EDUCAÇÃO
SEFIN - SECRETARIA DE FINANÇAS
SEGEP - SECRETARIA DE GESTÃO PATRIMONIAL
SEGESP - SECRETARIA DE GESTÃO DE PESSOAL
SEJEL - SECRETARIA DE JUVENTUDE ESPORTES E LAZER
SEOP - SECRETARIA DE OBRAS PÚBLICAS
SEPLAN - SECRETARIA DE PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO E GESTÃO
SEPROS - SECRETARIA DA PROMOÇÃO SOCIAL
SESAP - SECRETARIA DE SAÚDE PÚBLICA
SESURB - SECRETARIA DE SERVIÇOS URBANOS
SETRANSP - SECRETARIA DE TRÂNSITO E TRANSPORTE
SETUR - SECRETARIA DE TURISMO
SEURB - SECRETARIA DE HABITAÇÃO URBANISMO E MEIO AMBIENTE

7 de maio de 2008

Mato Continua Crescendo

Nesse caso nem dá para dizer "eu não sabia". Já reclamei e continuo reclamando. É preciso dar uma roçada no mato que está invadindo a orla. E não está acontecendo só nos terrenos baldios que ficam na praia. Os piores trechos que andei são da Vila Mirim e Maracanã. Praia Grande não merece isso e muito menos os políticos que tem. Praia Grande exige respeito!

6 de maio de 2008

Praia Grande, Ame-a ou Deixa-a

Pena, mas a Av. do Trabalhador tornou-se um grande lixão. Você encontra fogão, geladeira, sofás, entulho para todo lado. Como em plena era digital alguém se livra de um problema prejudicando outras pessoas e também o meio-ambiente? Pessoas que emporcalham a nossa cidade são pessoas sem amor pelo lugar onde vivem, são porcas. O dia que alguém for para a cadeia por emporcalhar a cidade, e cumprir a pena, tenho certeza que a coisa mudará.


A foto à esquerda, é onde está o fogão e todo lixo da foto maior. O sofá abandonado está logo à frente desse fogão.

Sugestão aos porcos da cidade: anulem o voto porque vocês irão votar em gente como vocês e Praia Grande não precisa desse tipo de gente.

5 de maio de 2008

Plano Diretor - art. 3º

ART. 3º - São instrumentos de implementação do Plano Diretor:

I. As Normas de Ordenamento do Uso e da Ocupação do Solo, os Códigos de Obras e de Posturas;
II. Os Planos Setoriais de Educação, Saúde, Habitação, Drenagem, Transportes, entre outros;
III. Os Planos Temáticos de Conservação Ambiental, de Turismo, entre outros;
IV. Os Planos Urbanísticos de Renovação Urbana, de Reurbanização, entre outros;
V. Os Planos de Desenvolvimento Econômico e Social;
VI. O Plano Plurianual de Investimentos, as Diretrizes Orçamentárias e os Orçamentos Anuais que, à semelhança do Plano Diretor, têm abrangência sobre todo o território e sobre todas as matérias de competência municipal, devendo ser submetidos à ampla discussão através de audiências públicas.

No Michaelis: im.ple.men.to
s. m. Aquilo que serve para executar alguma coisa: Implementos agrícolas.

No inciso I diz as normas... Mas que normas são essas? São as leis. Eu aqui no blog venho destacando a falta de cumprimento das normas quando não se fiscaliza calçadas. É fácil ver também o desrespeito ao Código de Obras quando um construtor não deixa calçada para o transeunte andar. O Plano Diretor está sendo violado nesse caso. No inciso VI diz que as leis orçamentárias são integrantes do Plano Diretor. A pergunta que fica é: e quando o orçamento é alterado no meio do caminho? Não é uma discrepância a Casa das Leis votar num orçamento e depois o Executivo alterá-la? Nos demais incisos fala-se de planos. Que planos são esses? Isso pode ser qualquer coisa e não combina, ao meu ver, com uma coisa pré-estabelecida.

1 de maio de 2008

Ninguém Faz Nada

No bairro Maracanã o mar está criando bancos de areia. Graças a isso, estão usando o calçadão de passagem e como se pode ver nas marcas de pneus que lá estão, caminhões, carros, motos estão entrando na praia por ali. E o pior é que está trincando o calçadão. Resolver o problema ali é fácil, basta um trator, um caminhão e vontade; mas para quem está envolvido com um outros problemas maiores com sua pessoa, não dá para pensar nesses...